Os bloquetes, ou pisos intertravados de concreto, são peças utilizadas para a pavimentação de áreas destinadas a diversos tipos de tráfegos, desde a passagem de pessoas até o trânsito de veículos pesados. As peças de concreto podem ser encontradas em diversas formas e cores, o que contribui para a composição estética do local e para que os bloquetes sejam adequados com facilidade às proporções da área a ser pavimentada.
Diferenciais da Pavimentação Bloquete
Instalação simples;
Ótima fixação;
Possibilidade de passagem da água;
Variedade de formatos.
A facilidade para a instalação é um dos maiores diferenciais da pavimentação bloquete. Para o assentamento das peças, é utilizada uma camada que pode ser composta por pó de pedra ou areia. Por se tratar de peças intertravadas, ou seja, que apresentam encaixe entre si, a aplicação torna-se simplificada, sem a exigência de ferramentas ou equipamentos especiais para a pavimentação bloquete.
A fixação da pavimentação bloquete se deve também ao intertravamento. Cada peça colabora para a instalação das peças vizinhas, devido ao atrito lateral que ocorre entre elas. Esse encaixe é beneficiado pela areia ou pó de pedra da camada localizada abaixo dos blocos.
A instalação de bloquetes representa uma solução ecologicamente correta para pavimentações. As juntas entre as peças permite a passagem de água, possibilitando que esta cumpra seu ciclo natural. Portanto, a pavimentação bloquete é indicada para locais que não tenham a necessidade de adquirir revestimentos impermeáveis.
São diversos os formatos de peças disponíveis para a pavimentação bloquete. Alguns dos principais formatos são: